TUDO SOBRE O USO DO COPO MENSTRUAL

Um copo menstrual é um tipo de produto de higiene feminina reutilizável. É um pequeno copo flexível em forma de funil feito de borracha ou silicone que você insere em sua vagina para pegar e coletar fluido de período. Os copos menstruais podem conter mais sangue do que outros métodos, levando muitas mulheres a usá-los como uma alternativa ecológica aos penso higiénico ou os absorventes internos. E dependendo do seu fluxo, pode usar um copo por até 12 horas.

Os copos menstruais existem desde os anos 1930. O primeiro copo menstrual para uso nos EUA foi fabricado em 1987. Desde então, tem havido vários outros produzidos, fabricados a partir de diferentes substâncias que vão da borracha ao silicone. Geralmente, a publicidade para os copos é muito baixa e a maioria das mulheres que as usam apenas os compram online pela internet ou pelo boca-a-boca.

Como usar um copo menstrual?

Se estiver interessado em usar um copo menstrual, converse com seu ginecologista. Embora você possa comprar qualquer uma das marcas on-line ou na maioria das lojas, primeiro é necessário descobrir qual é o tamanho que precisa. A maioria das marcas de copos menstruais vendem versões pequenas e grandes.

Para descobrir o tamanho do copo menstrual certo para ti, deves considerar o seguinte:

– A tua idade
– Comprimento do teu colo do útero
– Se tens ou não um fluxo pesado
– Firmeza e flexibilidade do copo
– Capacidade do copo
– Força dos músculos do assoalho pélvico
– Se deste parto vaginal

Os copos menstruais pequenos (tamanho S) são geralmente recomendados para mulheres com menos de 30 anos de idade que não tiveram parto vaginal. O maiores (tamanho L) são frequentemente recomendados para mulheres com mais de 30 anos de idade, que tenham dado à luz vaginal ou que tenham um período mais pesado.

Antes de colocar-te o copo menstrual

Quando usas um copo menstrual pela primeira vez, ele pode se sentir desconfortável. Mas lubrificar o teu copo pode ajudar a tornar o processo suave. Antes de colocar o teu copo, lubrifica o aro com água ou lubrificante à base de água. Um copo menstrual molhado é muito mais fácil de inserir.

Como colocar-te um copo menstrual?

Se puderes colocar-te um tampão, então vai a ser relativamente fácil inserir-te um copo menstrual. Basta seguir estos passos:
1. Lava-te bem as mãos.
2. Aplica água ou lubrificante à base de água na borda do copo.
3. Aperta firmemente o copo menstrual ao meio, segurando-o em uma mão com a borda voltada para cima.
4. Insere o copo, borda, na tua vagina como se fosse um absorvente sem um aplicador. Deve ficar alguns centímetros abaixo do colo do útero.
5. Quando o copo estiver na tua vagina, gira-o. Ele se abrirá para criar um selo hermético que interrompe vazamentos.
6. Se o copo estiver inserido corretamente não deves sentir-o. Também deves ser capaz de te mover, pular, sentar-te, ficar em pé e fazer outras atividades cotidianas sem que o teu copo caia. Se estas com problemas para colocar o copo menstrual, fala com o teu médico.

Quando tirar o teu copo menstrual?

Podes usar um copo menstrual por 6 a 12 horas, dependendo de ter ou não um fluxo intenso. Isso significa que podes usar o copo para a tua proteção noturna.
Deves sempre remover o teu copo menstrual até a marca de 12 horas. Se ficar cheio antes disso, terás que esvaziá-lo antes do prazo para evitar vazamentos.

Como tirar o teu copo menstrual?

Para tirar um copo menstrual, basta seguir estes passos:
1. Lava-te bem as mãos.
2. Coloca o dedo indicador e o polegar na tua vagina. Puxe a haste do copo suavemente até chegar à base.
3. Aperta a base para soltar o selo e puxa para baixo para remover o copo.
4. Assim que sair, esvazia o copo na pia ou na sanita.

Cuidados posteriores

Os copos menstruais reutilizáveis devem ser lavados, limpos e desinfetados antes de serem inseridos novamente na vagina. O teu copo deve ser esvaziado pelo menos duas vezes por dia.
Os copos menstruais reutilizáveis são duráveis portanto, podem durar de 6 meses a 10 anos com os devidos cuidados.

Quais são as vantagens de usar um copo menstrual?

  • É  acessível.
  • É mais seguro que os tampões.
  • Contém mais sangue do que os penso higiénico ou os tampões.
  • É melhor para o ambiente do que os penso higiénico ou os tampões.
  • Não pode ser sentido durante o sexo.

Muitas mulheres escolhem usar copos menstruais porque:

É orçamento amigável. Apenas pagas um preço único por um copo menstrual reutilizável – ao contrário dos absorventes ou os tampões, que precisam ser comprados continuamente e podem custar mais de €100 por ano.

Os copos menstruais são mais seguros. Como os copos menstruais coletam, em vez de absorver o sangue, não corres o risco de contrair a síndrome do choque tóxico (TSS), uma infecção bacteriana rara associada ao uso de absorventes internos.

Os copos menstruais contêm mais sangue. Um copo menstrual pode conter cerca de 29 a 45 ml. de fluxo menstrual. Os tampões, por outro lado, só podem conter até um terço de 30 ml.

É ecológico. Os copos menstruais reutilizáveis podem durar muito tempo, o que significa que não estas contribuindo com mais desperdício para o meio ambiente.

Quais são as desvantagens de usar um copo menstrual?

– As primeiras vezes de uso podem ser difíceis de inserir ou remover, se precisa um pouco de paciência, prática para que com o tempo fiques uma experta.

– Pode ser difícil encontrar o tamanho certo portanto, é importante ler bem as recomendações do fabricante para adquirir o tamanho que se adapte melhor para ti.

– Pode causar uma reação alérgica, assim que limpeza e higiene sempre.

– Pode causar irritação vaginal se não estiver bem lubrificado.

 

Os copos menstruais podem ser uma opção acessível e ambientalmente amigável, mas lembra sempre que a higiene é primordial e consulta com o teu ginecologo se tiveres dúvidas que comprometam a tua saúde íntima.

As marcas disponíveis de copos menstruais reutilizáveis que temos para ti incluem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *